COCOA ( Contact Confirming Application), um app para ajudar à conter a disseminação do Covid19

No dia 21 de agosto de 2020 o ministério de saúde, bem estar e trabalho solicitou que cada município forneça o teste de PCR (Covid19) gratuitamente para as pessoas registradas no aplicativo COCOA. 
E vocês sabem o que é o COCOA? Estão registrados? Dá uma conferida no artigo que preparamos para vocês, explicando mais sobre esse aplicativo! 

O que é o COCOA?

COCOA ( Contact Confirming Application) é um aplicativo desenvolvido para smartphones que utiliza o sistema de comunicação de curto alcance (Bluetooth), que através do consentimento do usuário possa enviar notificações sobre o possível contato com a pessoa que testou positivo para o novo coronavírus, para proteger a privacidade o aplicativo mantém o anonimato do usuário. 

Como funciona? 

Através do sistema de comunicação (Bluetooth) entre aparelhos smartphones é possível detectar outros aparelhos smartphones próximos ao usuário, se caso os aparelhos ficarem em contato numa distância de 1 metro por mais de 15 minutos, as informações sobre os contatos próximos são criptografadas e registradas somente no aparelho do usuário, após 14 dias são desativadas automaticamente, ficando registrado apenas no dispositivo do usuário. Para excluir todos os registros, basta apenas excluir o aplicativo.

Quais são as vantagens? 

Os usuários registrados sabendo que teve contato com alguém que testou positivo, podem estar recebendo um suporte médico e teste em rede pública mais rápidos que a forma convencional, além de estar contribuindo a conter a propagação do vírus. 

No dia 21 de agosto de 2020, o Ministério de Saúde, Bem Estar e Trabalho do Japão solicitou que todos os municípios forneçam teste grátis de PCR (polymerase chain reaction) que detecta o novo coronavírus (Covid19) para todos os usuários do aplicativo (COCOA) que estiveram em contato com pessoas que testaram positivo.

Preocupado com o vazamento de dados? 

Para se registrar no aplicativo não é necessário fornecer informações pessoais como: nome, endereço, data de nascimento, número de telefone, endereço de e-mail, etc. O aplicativo também não usa o sistema de GPS, por isso não é possível saber o raio de ação do usuário, sendo assim as informações cedidas pelos usuários não poderá ser utilizadas pelo governo sem a permissão do próprio usuário.

* No sistema Android é necessário ativar as informações de localização para habilitar a função Bluetooth, devido às especificações do sistema operacional, entretanto os aplicativo não estará coletando as informações de localização do usuário. 

Como será feito as notificações? 

O aplicativo enviará notificações caso o usuário ficou na proximidade de 1 metro por mais de 15 minutos com uma pessoa que testou positivo. As pessoas que testaram positivos terão que fazer o registro (não obrigatoriamente) no aplicativo informando o resultado do exame, através de um código (senha) enviado pelo hospital o servidor faz uma busca no sistema para identificar os usuários que estiveram em contato para notificá-los e instruí-los. 

Lembre-se que todas as informações só são transmitidas com o consentimento do usuário e o anonimato será mantido.

Como instalar o aplicativo ? 

O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas:

App Store : https://apps.apple.com/jp/app/id1516764458

Google Play : https://play.google.com/store/apps/details?id=jp.go.mhlw.covid19radar

Confira no link abaixo os aparelhos compatíveis !

https://www.mhlw.go.jp/stf/seisakunitsuite/bunya/cocoa_00138.html

Importante: o aplicativo uma vez que excluído e reinstalado novamente, serão apagados todos os registros anteriores.


Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar até o dia 21 de agosto o aplicativo tinha sido baixado pouco de 10 milhões de vezes, entretanto o aplicativo só terá um efeito positivo com a colaboração de toda a população, baixando o aplicativo e disponibilizando os dados corretamente.

Devido o relaxamento do isolamento social vimos os números de infectados subirem exponencialmente nos últimos meses, no dia 15 de julho eram 23.032 pessoas contaminadas, 984 óbitos e 18.779 pessoas recuperadas (confira aqui no nosso artigo sobre o novo estilo de vida), um pouco mais de um mês depois já são 62,043 pessoas contaminadas, 1,180 óbitos e 48,442 pessoas recuperadas.

Fonte: Yahoo Japan!

De acordo com os números podemos observar que a “conscientização” é uma arma muito importante contra a disseminação do vírus, e a  pandemia está longe do seu fim, relaxamento do isolamento, não significa o fim da pandemia, enquanto não for desenvolvida uma vacina que possa ser distribuída para toda a população, não podemos relaxar e voltar à vida normalmente como se não houvesse amanhã, o controle da pandemia depende mais da população do que das autoridades, quem pode ficar em casa, fique, para que os que não podem, saírem sem ter que enfrentar multidões desnecessárias.

Conscientize-se

Mantenha-se sempre informado sobre os casos próximos a você e continuem a praticar as etiquetas e medidas contra a contaminação do novo coronavírus.

Cuide de quem você ama, pense no próximo e juntos venceremos essa crise !

Leia também nosso artigo sobre o novo estilo de vida aqui: https://japaonapratica.com/2020/07/18/o-novo-estilo-de-vida/

Você também pode gostar desse artigo : https://japaonapratica.com/2020/08/17/vocabulario-e-expressoes-coronavirus/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: